estrutura RH
Assistirá a organização, através de seu órgão de treinamento, a identificar Para Giscard (1990) existem algumas recomendações quando a determinação das necessidades de treinamento: as necessidades reais nem sempre são percebidas e, quando o são, nem sempre o são com lucidez; as necessidades percebidas nem sempre são expressas e, quando o são nem sempre o são clara fielmente; e, as necessidades expressas nem sempre são satisfeitas e, quando o são, nem sempre o são da maneira mais conveniente. A determinação das necessidades de treinamento são indispensáveis pela razões da organização e por motivos externos, como o progresso tecnológico, o mercado de trabalho e o desenvolvimento econômico, entre outros.
Para realizar o levantamento das necessidades de treinamento é necessário que existam projetos elaborados pelos órgãos de treinamento, com instrumentos padronizados para coleta e análise dos dados, no entanto, é importante que os colaboradores e chefes participem, com informações.
O período para se realizar esse levantamento está relacionado com a necessidade de cada organização, que deve analisar o contexto, problemas ocorridos, necessidades de desempenho, prioridades e potencialidades. Contudo, a estrutura predominante continua sendo a proposta por McGehee e Thayer (1961), quais sejam: Ø Análise organizacional: tem como finalidade proporcionar informações sobre onde e quando o treinamento era necessário em uma organização.