Estrutura organizacional
Prof. Rosana Rosa Silveira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADM 0337) – Técnicas de Gestão
13/05/2013
RESUMO
Palavras-chave:
1 INTRODUÇÃO
Desde os primórdios o homem tem a necessidade de conviver em sociedade, e um dos fatores de extrema importância neste convívio está a liderança, que mesmo com o passar dos tempos destaca-se no seu desenvolvimento e no das civilizações em geral. Neste contexto, do surgimento do homem na terra até os tempos em que vivemos, ações que transformaram a história tiveram um agente transformador chamado de líder.
Os líderes tiveram grandes papéis desde o início das civilizações, porém o estudo da liderança e suas Teorias só foram publicadas a partir do século XX, após a II guerra Mundial.
As chamadas networking ou redes de relacionamento, nos remetem a idéia de que as organizações de hoje estão nela focadas, pois onde existe relação entre duas ou mais pessoas existe o processo de influencia de umas sobre as outras e existindo esta influencia existe o processo de liderança e consequentemente a figura do líder.
2
“A vida de Cristo não constitui exceção, porque não são poucas grandes figuras históricas que realizaram, de modo mais ou menos perceptível, o arquétipo da vida heróica, com suas peripécias características. Mas o homem comum também vive inconscientemente as formas arquetípicas; no entanto, devido à ignorância generalizada em matéria de psicologia, não as reconhece”.
Em última análise todos os acontecimentos psíquicos se fundam no arquétipo e se acham de tal modo entrelaçados que é necessário um esforço crítico considerável para distinguir com segurança o singular do tipo, isto é, a Psicologia da Religião. Disso resulta que toda vida individual é, ao mesmo tempo, a vida do