Estrutura organizacional
Significa dizer que esta função interpreta os planos, instrui e orienta aos níveis inferiores da organização rumo ao atingimento dos objetivos traçados no Planejamento, por meio de orientação e apoio.
A função Direção é a única das quatro funções do processo organizacional que possui caráter interpessoal, ou seja, defini as relações entre indivíduos. Por isso, constitui-se na mais complexa função administrativa.
A direção se distribui por toda a organização, de forma a sofrer modificações quanto na nomenclatura. Esta pode aparecer da seguinte forma:
Institucional – Presidentes, Vice-Presidentes, podendo, dependendo da estrutura organizacional, os diretores.
Intermediária – Gerência
Operacional – Supervisão
Por ser o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal, a Direção está preocupada com a execução das tarefas.
Tarefa
Entende-se por tarefa todo trabalho que deve ser concluído dentro de um prazo estipulado e com certo nível de qualidade esperado. Esta associada ao conceito de serviço (exercício das funções obrigatórias de um cargo).
Para que as tarefas e serviços sejam realizados dentro das expectativas da Direção se vale de alguns meios.
Meios de Direção
Modo pelo qual a Direção de organização faz os níveis inferiores atingir os objetivos pré-determinados.
a) Ordens ou Instrução – Transmissão das decisões aos subordinados. Essa transmissão subdividiu-se em: - Quanto a amplitude:
1) Ordens Gerais
2) Ordens Específicas
- Quanto a forma:
1) Orais
2) Escritas
b) Motivação – Se trata da única função interpessoal. E assim, as pessoas têm motivos para estarem desempenhando suas tarefas e serviços.
Podemos dizer, portanto, que motivo é qualquer coisa que leva a pessoa a praticar uma ação e motivação é proporcionar um motivo a uma pessoa.