Estrutura organizacional
A estrutura organizacional, também chamada de arquitetura organizacional, se estabelece a partir de três componentes. O primeiro é o hardware, abarcaria todas as dimensões e elementos que constituem a estrutura organizacional – o sistema de planejamento, os mecanismos de controle, os sistemas de mediação, os relacionamentos de subordinação, os sistemas de recompensa e assim por diante. O segundo denomina- se ‘pessoal’, este compreende as novas habilidades cognitivas, interpessoais e emocionais que gerentes e todos os trabalhadores precisam reunir para tocar o trabalho com efetividade nesse novo ambiente. O ultimo elemento é o software e é o mais difícil de ser delimitado, embora seja dos mais importantes: são as redes e práticas informais que unem as pessoas, o sistema de valores e a (s) cultura (s) organizacional (is).
b) O primeiro nível corresponde ao núcleo operacional, cujas funções são: assegurar as entradas para a produção, transformar as entradas em saídas e fornecer suporte direto para outras operações.
O segundo compreende sua cúpula estratégica, que é responsável pela observância e cumprimento da missão e por dar respostas ao público das organizações. Os componentes da cúpula estratégica têm