Estrutura organizacional
É a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. A estruturação dos serviços de uma organização não implica adotar os mesmos critérios de agrupamento de funções para todas as unidades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
Tipos de Estruturas Organizacionais
Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização.
Segue abaixo alguns exemplos de modelos de estruturas:
1) Estrutura Linear
Todos os órgãos são estruturados sob uma única linha de subordinação. Há centralização das decisões. As linhas formais de comunicação, geralmente com fluxo descendente. Cada unidade de trabalho executa tarefas específicas e bem definidas.
* Vantagens * Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida); * Indicado para pequenas empresas; * Clara delimitação de responsabilidade e autoridade; * Mais simples e econômicas.
* Desvantagens
* Comando único e direto com menor cooperação das pessoas; * Sobrecarrega direção e chefias; * Comunicação demorada e com distorções; * Não favorece o espírito de cooperação de equipe.
2) Estrutura Linear Staff
É o modelo de estrutura em que a(s) unidade(s) diretiva(s) conta(m) com uma unidade especial (órgão ou pessoa-staff). O staff deve ser independente em sua atuação com liberdade de opinião. O staff deve servir de apoio, assessoria e recomendações.
* Vantagens
* Agregar conhecimento novo e especializado à organização; * Facilita a utilização de especialistas; * Possibilita a concentração de problemas específicos nos órgãos de staff.
* Desvantagens
* Não são facilmente aceitas as funções exercidas pela unidade staff, criando dificuldades de coordenação interna; *