ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Estrutura organizacional é um conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa, visando ao alcance dos resultados estabelecidos.
Essa estrutura deve ser tracejada de acordo com os objetivos formados e funciona como uma ferramenta básica para alcançar as situações desejadas pela organização. Entretanto para uma adequada estrutura é necessário consideras aspectos importantes para sua orientação, tais como: a estrutura organizacional, rotinas e procedimentos administrativos. Além disso, o executivo realiza três funções essenciais: planejamento, direção e o controle da empresa, que são fatores fundamentais para o sucesso da implementação de uma eficaz Estrutura Organizacional.
Os resultados alcançados são perceptíveis e demonstram toda a importância dessa ferramenta, resultando em organização das funções, informações e feedback aos executivos e empresários, identificação das tarefas necessárias, medidas de desempenho compatíveis aos objetivos e condições motivadoras.
É importante salientar, que não existe um modelo de estrutura organizacional perfeita e que todas as empresas devam seguir, apenas existindo aquela mais adequada às atividades e estratégias da organização. E é nessa orientação que um profissional de Administração deve trabalhar, que é utilizar os recursos necessários a fim de detectar a melhor estrutura organizacional possível.
1.2.1 -Estrutura informal
A estrutura informal é uma rede de relações sociais que não é estabelecida ou requisitada pela estrutura formal, surgindo espontaneamente da interação entre as pessoas, e possuindo relações que não aparecem no organograma.
Do ponto de vista dos executivos a estrutura informal pode ser um empecilho, oferecendo resistência à formalidade e alterando o curso estabelecido. Porém essa estrutura não pode ser extinta, pois enquanto houver pessoas nas empresas haverá relações informais.
Líderes informais surgem por diversos