postêr de projeto de pesquisa: tema brincadeiras
Tema: Resgatando Brincadeiras: como despertar o interesse pelas brincadeiras do passado.
Justificativa: As crianças antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre outras e assim, se divertiram por décadas. Com os avanços de modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. Nos dias atuais muitas crianças não tem espaço para brincar e na rua ou nas quadras está muito perigoso por causa da violência urbana e o envolvimento com drogas, e acabam ficando só em casa e perdem essa liberdade, e desse modo convivem com jogos de videogame, computador e outras tecnologias.
Objeto: O objeto dessa pesquisa são as crianças de dois a quatro anos da Creche Municipal do Bairro Santa Cruz em Ouro Preto. Essa pesquisa será realizada no período de dois semestres, fundamentada em obras do autor Jean Pierre Piaget.
Problematização: Como fazer com que as crianças se interessem e se sintam motivadas a participar das brincadeiras, diante de toda tecnologia as quais elas têm acesso e que lhes oferecem um conforto maior? Como promover a diversão, a interação e a socialização entre elas e a família nesse trabalho? Como essas atividades podem influenciar no desempenho escolar e social dessas crianças?
Hipóteses: levar os alunos a participar das brincadeiras de forma eficiente que os remeterá á vida social que envolve o respeito e disciplina ás regras. Buscar nos movimentos o desenvolvimento motor e de equilíbrio para suas atividades cotidianas. O desenvolvimento cognitivo também proporcionará a criança através das brincadeiras um conhecimento para sua vida extraescolar.
Objetivos:
♦ Resgatar as brincadeiras antigas;
♦ Desenvolver a coordenação