Estrutura organizacional de trabalho
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
MATÉRIA: REDES ORGANIZACIONAIS
NOME: GUILHERME BASTOS
1 .
Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. As estruturas organizacionais se adaptam às mudanças, não existindo uma organização totalmente perfeita.
A estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento". Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes. Outra condição muito importante: O ambiente em que a organização atua é caracterizado por três tipos: * O ambiente estável, com pequena variação; * O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes; * O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, surpreendentes.
Elas podem ser também divididas em:
Estrutura Formal
É uma estrutura que é planejada, o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção.
Estrutura Informal
São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
2.
Arranjo Produtivo Local (APL): É a integração ou organização entre pequenas e médias firmas e/ou a presença de cooperação relacionada à atividade principal do conjunto dessas firmas. A interação ou a cooperação pode se estender até às instituições de ensino, associações de firmas aos concorrentes, aos fornecedores, aos clientes e também ao governo;
Clusters: Concentração setorial e geográfica de firmas
Rede Industrial: Podem ser empresas, associações, universidades, institutos de