ESTRUTURA METALICA
Coberturas
Estrutura Metálica
1
1.05
1.05.02
Fragilidade - Sob determinadas condições os aços podem se tornar frágeis como por exemplo sob temperaturas extremadas (baixas temperaturas ambiente ou elevadas em caso de incêndios), podendo provocar rupturas bruscas sem aviso prévio.
01 . DEF INIÇÃO
Consiste no fornecimento de materiais e mão-de-obra para fabricação e montagem de estruturas metálicas para coberturas de edificações.
Resiliência - É a capacidade de absorver energia mecânica por unidade de volume tracionada em regime elástico.
Considerações Gerais
Estruturas Metálicas
Tenacidade - É a capacidade de absorver energia total (elástica e plástica) por unidade de volume tracionada até a sua ruptura.
São estruturas formadas por associação de peças metálicas ligadas entre si por meio de conectores ou solda. Estas peças têm suas seções transversais limitadas em função da capacidade dos laminadores e seus comprimentos limitados em função dos transportes disponíveis. Os conectores mais usados são os parafusos, uma vez que os rebites estão cada vez mais em desuso.
Fadiga - Denomina-se “efeito de fadiga” à ruptura de uma peça sob esforços repetidos, a uma tensão inferior à sua característica de ruptura.
Dureza - Denomina-se “dureza” à resistência à abrasão, ao risco ou à penetração de uma outra peça de dureza conhecida medida através de um dos três processos : Brinnel, Rockwell ou Shore.
Estruturas Metálicas em Aço
Consideram-se como aquelas executadas com peças de perfiladas a partir de ligas de ferro e carbono forjável sem necessidade de tratamento, com teor máximo de carbono de 1,7%, conforme as Normas e
Especificações pertinentes.
Produtos Siderúrgicos para Estruturas
As chapas, barras e perfis laminados são fabricados em laminadores e passados sucessivas vezes até alcançarem as dimensões normatizadas.
Principais tipos de aço
Especificação
Teor de
Carbono
%
Limite de