RELATORIO ESTAGIO
2. OBJETIVO
Conhecer a importância da norma de instalações elétricas de baixa tensão, e verificar se o material condutor, o cobre, atende a estas especificações.
3. DEFINIÇÕES
3.1. Componentes de instalação
Temos basicamente dois componentes de instalação, o quadro de distribuição principal e o componente. O quadro de distribuição principal é o primeiro quadro de distribuição após a entrada da linha elétrica na edificação. O componente é um termo utilizado para designar itens de instalação que, dependendo do contexto, podem ser materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos (de geração, conversão, transformação, transmissão, armazenamento, distribuição ou utilização de eletricidade), máquinas, conjuntos ou mesmo segmentos ou partes da instalação (por exemplo, linhas elétricas).
3.2. Proteção contra choques elétricos
Existem várias proteções contra choques elétricos, sendo três principais. A proteção básica, proteção supletiva e a proteção adicional.
A proteção básica é o meio destinado a impedir contato com partes vivas perigosas em condições normais.
Já a proteção supletiva é o meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas.
E a proteção adicional é o meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou