ESTRUTURA DOS GRÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS DE TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
AULA PRÁTICA - ESTRUTURA DOS GRÃOS
DISCENTE: Deocleciano Cassiano de Santana Neto
DOCENTE: Mônica Tejo
DISCIPLINA: Tecnologia de Grão e Cereais
CURSO: Engenharia de Alimentos
POMBAL - PB
2014
INTRODUÇÃO Os grãos são as sementes de culturas de cereais, como trigo, centeio, arroz, aveia e cevada, e por milhares de anos têm sido um alimento básico para os seres humanos. Em tempos pré-industriais é utilizado para consumir cereais integrais; Mais tarde, os avanços na moagem e processamento de grãos autorizados a realizar a separação e extração em grande escala de farelo e germe.
Nas últimas décadas, o consumo de grãos (leguminosas e cereais) e seus derivados têm crescido, uma vez que a população está consciente de que o consumo desses produtos está relacionado a melhorias na manutenção da saúde. Essa afirmação da manutenção da saúde pode ser explicada pelo fato, de que os grãos apresentam em sua composição química compostos antioxidantes e bioativos, que impedem as reações de oxidação no organismo, além de serem excelentes fontes de proteínas e lipídio Os grãos são um componente extremamente benéfico em todas as dietas, porque eles são ricos em carboidratos complexos, proteínas e fibras, são pobres em gordura, calorias e sódio e são completamente livres de colesterol.
Além de se saber da importância nutricional dos grãos e cereais é necessário que se conheçam suas estruturas, muito mias do que apenas por conhecimento, mas em especial para finalidades tecnológicas para o beneficiamento dos mesmos, como na elaboração de outros produtos derivados dos grãos.
A prática teve como objetivo familiarizar os alunos com os grãos e promover a identificação de suas estruturas.
MATERIAIS E METÓDOS
Para a observação das estruturas dos grãos foram utilizados os seguintes materiais: