Estrutura do sistema de ensino no brasil
PEDAGOGIA – LICENCIATURA
Angela Melissa Lotito – RA 419714
Lilian Meirelles Lima – RA 407941
Vivian Patricia Ramos – RA 421552
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROF. MSC. DJALMA SILVEIRA
Cotia, 19 de abril de 2013.
ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
Historicamente, a educação se dá desde os primeiros momentos de vida do ser humano, sendo principiada em casa, com sua família. Em se tratando de educação acadêmica, vê-se que esta, inicialmente, é ministrada individualmente ou em pequenos grupos, e posteriormente, em grupos maiores, constituindo as instituições escolares. A partir deste momento, passa a existir a necessidade de regulamentação destas instituições em seus mais diversos setores, quais sejam, administrativo, financeiro e pedagógico, de forma a responderem às necessidades do desenvolvimento da sociedade. Como consequência do desenvolvimento destas regulamentações, passa a existir o sistema de ensino.
O conceito de sistema define-se basicamente por um conjunto de elementos, que relacionados entre si, e devidamente coordenados, formam um todo. Então, quando falamos, por exemplo, de sistema público de ensino, estamos mencionando o conjunto das instituições públicas de ensino; ao mencionarmos sistema educacional, estamos nos referindo ao conjunto de unidades escolares ou rede de instituições de ensino, etc. O Estado é constituído ainda de outros sistemas, como o político, governamental, econômico, social, independentes entre si, mas que devem articular-se, como engrenagens, para um bom funcionamento da nação.
A política educacional brasileira desenvolveu-se muito no século XX, principalmente no período de 1930 a 1990, com o desenvolvimento de diversas leis, programas, e reformas de ensino, que acompanhavam principalmente o desenvolvimento do país nas áreas industrial, econômica e política, especialmente direcionada para a formação profissional, notada pela criação do SENAI em 1942 e SENAC em 1946,