Estrutura do sistema de ensino no brasil
TECNOLOGIA: PARTE DO PROJETO EDUCACIONAL
Papel do Professor:
Incorporar os instrumentos tecnológicos na prática educacional.
Inserir as Redes Sociais no Projeto Pedagógico.
Incentivar os alunos a usarem a internet, as redes sociais.
Mostrar que o celular pode ser útil na escola, para fazer pesquisas na internet e gravação de vídeos de interesse pedagógico.A tecnologia tem que fazer parte do Projeto Educacional. O Professor precisa incorporar os instrumentos tecnológicos para direcionar a um desenvolvimento em sala de aula mais adequado a essa juventude, a essas crianças que estão vivenciando esse mundo digital.
Como as Redes Sociais podem fazer parte do Projeto Pedagógico?
A escola não pode ficar isolada. Há muita coisa em seu entorno e uma delas são as redes sociais. Elas fazem parte da vida dos jovens.
A escola pode, por exemplo, usar o facebook para intercâmbio entre os alunos, desenvolvimento de atividades culturais, etc. A TV digital também é um grande recurso tecnológico e pode ser usado na educação.
Como fomentar o uso da tecnologia em sala de aula para a população de baixa renda?
É uma questão de políticas públicas. Infelizmente, no Brasil, se gasta muito dinheiro em educação mas, há pouca gestão específica. O governo compra muita coisa desatualizada e os jovens de baixa renda, que não têm acesso a um computador, ficam prejudicados. A tecnologia tem elementos facilitadores, mas ao mesmo tempo, pode aumentar a distância social entre aqueles que têm acesso e aqueles que não têm acesso aos recursos tecnológicos.
Atualmente, o cidadão que não tem conhecimentos de informática, fica desempregado.
O acesso às redes sociais cria auto-estima. Todos deveriam ter direito de usufruir desse benefício.Um fator de motivação para os jovens entrarem no mundo da educação é facilitar o acesso às redes sociais, à internet, tanto para fazer as atividades educativas, como também as atividades prazerosas, como compartilhar com os amigos os