Estrutura De Um Trabalho
Para organizar as três fases do trabalho científico é necessário observar as seções abaixo de acordo com as normas solicitadas para o trabalho que está desenvolvendo (ABNT, ISO, Vancouver, etc.). Veja a seguir uma definição rápida de cada parte do trabalho.
Título
Deve refletir o conteúdo do trabalho, visa equilíbrio entre concisão e abrangência, transmite uma boa mensagem com um mínimo de palavras, atrai o leitor a se interessar pelo seu trabalho.
O título é uma das últimas etapas da redação do trabalho, pois é no momento final que o autor tem uma visão geral do trabalho. Deve ser escrito em torno de uma idéia central e deve conter a mensagem que se quer transmitir, deve ser bem escolhido, específico e objetivo, e atrair a atenção do leitor.
Evitar abreviaturas, siglas e acrônimos no título.
Nome de autores Ao publicarem seus trabalhos os autores devem adotar sempre a mesma forma de citação de seus nomes, facilitando dessa forma a pesquisa de seus trabalhos.
Palavras-chave
Palavras-chave ou “Keywords” são usadas para indexação dos textos científicos em bases de dados facilitando a recuperação dos artigos em pesquisas bibliográficas.
Devem ser indicadas pelos autores de três a no máximo oito palavras. Devem ser escolhidas cuidadosamente, pois permitem a localização do assunto por quem está interessado na pesquisa de um tema específico.
Resumo
Após ler o título é o resumo que vai levar o leitor a se interessar pelo trabalho todo. O resumo deve ser curto e inteligível para os leitores, apresentar os pontos relevantes do trabalho e ressaltar os principais tópicos: objetivos, limites da pesquisa, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões.
Ao escrever o resumo, os autores não devem esquecer que, provavelmente, essa será a primeira parte do trabalho a ser lida. O resumo deve ser bem estruturado, e guardar relação com o título e com o conjunto de palavras-chave. Deve ter entre 250 palavras até no máximo 500.
Redação do