Estrutura de roteiro
NARRAÇÃO
- O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de contar acontecimentos reais ou fictícios.
- O Gênero narrativo se divide em:
Romance: É uma narrativa sobre um acontecimento ficcional no qual são representados aspectos da vida pessoal, familiar ou social de uma ou várias personagens. Gira em torno de vários conflitos, sendo um principal e os demais secundários, formando assim o enredo.
Novela: Assim como o romance, a novela comporta vários personagens, sendo que o desenrolar do enredo acontece numa sequência temporal bem marcada. Atualmente, a novela televisiva tem o objetivo de nos entreter, bem como de nos seduzir com o desenrolar dos acontecimentos, pois a maioria foca assuntos relacionados à vida cotidiana.
Conto: É uma narrativa mais curta, densa, com poucos personagens, e apresenta um só conflito, sendo que o espaço e o tempo também são reduzidos.
Crônica: Também fazendo parte do gênero literário, a crônica é um texto mais informal que trabalha aspectos da vida cotidiana, muitas vezes num tom muito “sutil” o cronista faz uma espécie de denúncia contra os problemas sociais através do poder da linguagem.
Fábula: Geralmente composta por personagens animais, é de caráter pedagógico, pois transmite lições de moral e ética.
- Todas as obras narrativas devem responder a questionamentos, como: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê?
- O texto narrativo relata as mudanças progressivas de estado que vão ocorrendo com as pessoas através do tempo. Os relatos estão organizados numa relação de anterioridade ou de posteridade.
Elementos básicos:
- Fato
- Tempo
- Lugar
- Personagens
- Causa
- Modo
- Consequências
Personagens:
Protagonista: personagem principal, na qual a história se desenrola.
Antagonista: é o oposto, que existe para prejudicar o bem-estar do protagonista.
Adjuvantes ou Coadjuvante: tem o roteiro menor e existe em função do protagonista ou do antagonista, com a função de juntar as histórias