estrutura de roteiro
MITOS: O mito é uma forma de narrativa utilizada pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles (fatos que a ciência ainda não havia explicado). Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos esses componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
LENDAS: História fantasiosa acerca de personagens exemplares ou seres sobrenaturais e que faz parte da tradição de um povo (lenda do saci-pererê) 2. Narrativa de ações praticadas por santos ou heróis em que os fatos históricos adquirem feição fantástica devido a interpretações guiadas pela livre imaginação popular.
CONTO DE FADAS: conto popular caracterizado pelo elemento sobrenatural ou fantástico, em que intervêm seres fabulosos, animais antropomórficos, etc. Origens muito antigas (pré-históricas/xamãs). Rituais de passagens, comportamento social.
A JORNADA DO HEROI
Mundo comum, 2- chamado a aventura, 3- recusa do chamado, 4- encontro com mentor (ajuda sobrenatural), 5- travessia do primeiro limiar/portal (ato da vontade pelo qual o herói se compromete totalmente com a aventura), 6- o ventre da baleia (obstáculos, desafios, testes –carater-, aliados e inimigos), 7- aproximação da caverna oculta (região intermediaria/ zona misteriosa com guardiões de portais, testes e prazos com espanto e horror supremo), 8- provação suprema (sobrevivem magicamente, renascem para as consequências), 9-recompensa,10- caminho de volta (permanecer ou voltar), 11- ressurreição (clímax,ultimo e perigoso encontro com a morte, nova personalidade –antigo ser + lições aprendidas), 12- retorno com o elixir (traz algo do mundo mágico). LIRICO, EPICO E DRAMATICO
Formas de ficção são procedimentos ligados à maneira de se narrar uma história.
LIRICA: subjetividade (quem)/ eu- lírico/ expressa em 1ª pessoa/ verso
EPICO: episódio passado/heroico, narração em 3ª