Estrutura de mercado
Mercado é onde se realizam compras e vendas de bens e serviços pondo um grupo de compradores e vendedores em contato, de forma que este ato vá determinar a demanda e a oferta dos produtos.
Desta forma pode-se classificar a estrutura de mercado da seguinte forma: 1. Concorrência perfeita; 2. Monopólio; 3. Concorrência monopolista 4. Oligopólio.
1. CONCORRÊNCIA PERFEITA
Concorrência perfeita é o mercado que contém muitos compradores e vendedores de forma que nenhum deles, individualmente, exerça influência sobre o preço. Para que esse processo ocorra de maneira equilibrada, são necessárias algumas condições: a) Existência de elevado número de compradores e vendedores: a decisão individual deles terá pouca influência sobre o mercado global, pois há muita oferta e procura dos produtos por eles produzidos/consumidos; b) homogeneidade do produto: não há significativa diferença entre os produtos concorrentes, fazendo com que o consumidor final se torne indiferente quanto a que marca comprar; c) transparência de mercado: garante tanto aos compradores quanto aos vendedores o pleno conhecimento das condições gerais em que opera o mercado; e d) liberdade de entrada e saída de empresas: há a livre opção de negócio, podendo admitir novas empresas no mercado como a extinção delas, proporcionando concorrência. Não é permitido a restrição de novos empreendimentos por parte dos que já se encontram no mercado.
Estas condições acima descritas vão possibilitar a livre e sadia concorrência, tornando menos eficazes as tentativas de manipulação de produtos e preços.
Exemplos: Restaurantes, padarias, lojas de roupas, lojas de calçados, ente outros.
2. MONOPÓLIO
É uma situação de mercado em que existe um só fabricante de determinado bem ou serviço, tendo, portanto, o poder de escolha do preço do produto. Desta forma, o monopólio tem controle exclusivo de um determinado produto, pois basicamente encontra pouca ou nenhuma