Estrutura de mercado
Mercado é o tema de encontro entre fabricantes e vendedores de certo produto, ou seja, entre a oferta e a procura desse determinado produto. As estruturas de mercado são utilizadas para formar os preços dos vários produtos que são objeto de troca.
Existem varias formas de estruturas de mercado, algumas delas são: concorrência, monopólio, oligopólio, etc.
A estrutura mais importante é a concorrência, por ser marcada pela existência de inúmeros compradores e vendedores, de certa maneira que nenhuma empresa consiga ter influencia sobre o preço de mercado. Outra coisa que é importante é a inexistência da possibilidade de ser diferente dos outros produtos. Esse mercado da concorrência é no que cerne, completamente aberto. Um exemplo dessa estrutura de mercado é o surgimento da lei de medicamentos genéricos no Brasil, quando surgiu essa lei, onde varias empresas podem produzir o mesmo produto, houve uma redução dessas empresas no mercado e outras empresas tendo fatias maiores. Quanto maior o numero de empresas melhor pro consumidor.
Já no mercado monopólio existem muitos compradores, mas somente um vendedor do produto, é um mercado fechado onde existem impedimentos a entrada de novas empresas. Há vários motivos para o surgimento de um monopólio, um deles é o privilegio exclusivo de matéria-prima, ou também questões relacionadas com economias de escala. Um exemplo de monopólio natural é a energia elétrica, pois para levar energia a uma cidade a empresa precisa de equipamentos caros e postes com fiação por todo o perímetro municipal.
No oligopólio existem poucas empresas e poucos consumidores. Há influencia mutua pelas ações das outras. A especialidade principal dessa estrutura de mercado é a de cada empresa toma em consideração a conduta de todas as outra, ao adotar a sua determinação em relação ao preço a ser praticado e a quantidade da produção. Um exemplo de oligopólio são as empresas automobilísticas, que são produtos diferenciados por