estruturA DE MATERIAIS
É necessário considerar-se a estrutura geral do átomo, para se ter conhecimento dos fatores que governam as propriedades dos materiais. Por exemplo, quando um material é tencionado, a força de atração entre os átomos resiste à tensão e controla a deformação e a fragmentação do material.
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Num átomo, são os elétrons mais externos, localizados na camada de valência, que afetam a maioria das propriedades físicas e químicas dos materiais, ou seja as características mecânicas de resistência, a condutividade elétrica, a resistência a oxidação, etc.
A maioria dos elementos conseguem configuração estável na camada de valência recebendo, perdendo ou compartilhando elétrons.
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Ligação iônica
Resulta da atração mútua entre íons positivos e negativos.
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Ligação covalente
Propicia o compartilhamento de elétrons entre átomos vizinhos.
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Ligação covalente
As intensas forças de atração que envolvem as ligações covalentes ficam evidenciadas no diamante, que é o material mais duro encontrado na natureza.
A resistência desta ligação, no carbono, é demonstrada também, pela sua elevadíssima temperatura de fusão
(> 3000oC).
Muitos compostos de ligação covalente tem fortes atrações intramoleculares mas fracas atrações intermoleculares. ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Ligação metálica
Ocorre quando um átomo apresenta poucos elétrons de valência, podendo estes serem removidos com certa facilidade. Cria-se, então, uma estrutura formada por íons positivos e elétrons “livres”. Estes podem ser denominados de “nuvem eletrônica”, uma vez que movem-se livremente dentro da estrutura metálica.
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Coordenação atômica
A maioria dos materiais usados na engenharia pode ser classificado como metais, polímeros ou materiais
cerâmicos.