Teste Qualitativo Sífilis e Fator Reumatóide
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa, transmitida pela via sexual e verticalmente durante a gestação. Caracteriza-se por períodos de atividade e latência; pelo acometimento sistêmico disseminado e pela evolução para complicações graves em parte dos pacientes que não foram tratados ou que foram tratados inadequadamente. É conhecida desde o século XV, e seu agente etiológico, o Treponema pallidum, é descrito há mais de 100 anos e tratado desde 1943pela penicilina, sua droga mais eficaz. Continua como problema de saúde importante em países desenvolvidos em desenvolvimento. Dadas as características de forma de transmissão, a doença acompanhou as mudanças comportamentais da sociedade e nos últimos anos tornou-se mais importante ainda devido à possibilidade de aumentar o risco de transmissão da SIDA. Novos testes laboratoriais e medidas de controle, principalmente voltadas para o tratamento adequado do paciente e parceiro; uso de preservativo, informação à população fazem parte das medidas adotadas para controle da sífilis
Fundamentos
Reação de floculação entre a suspensão antigênica do VDRL (antígenos não treponêmicos) e as reaginas presentes na amostra analisada.
A suspensão antigênica do VDRL é constituída de lecitina, colesterol e cardiolipina e tem semelhança imunológica com os antígenos do Treponema pallidum.
Equipamentos
Solução salina (NaCl) a 0,9%;
Microscópico;
Placa escavada;
Tubos e pipetas;
Procedimento Técnico Manual
Deixar a Suspensão Antigênica estabilizar a temperatura ambiente antes de utilizá-la. Homogeneizar bem.
Para evitar efeito prozona*,sugerimos que o teste qualitativo seja realizado com soro ou plasma puro e diluído a 1/8 com solução salina 0,9%.
* Efeito prozona: ocorre quando a quantidade de anticorpos presente na amostra de soro puro é desproporcional em relação à quantidade de antígeno do teste, gerando resultados falso-negativos no exame
Objetivo do Teste Qualitativo
Triagem e