Estrutura De Madeira
CURSO :ENGENHARIA CIVIL
ALUNOS:
ESTRUTURA DE MADEIRA
RESUMO CAPILO I E CAPILO V
JUNDIAI
DEZEMBRO 2014
A Madeira
A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pelo homem é um matérial produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. o interior de uma árvore verificamos que esta é formada pelo cerne (região mais escura), o borne (região mais clara) e a casca; na parte mais interior da árvore pode observar-se a medula, uma pequena coroa central que também é chamada madeira primária. No corte transversal também verificamos os anéis de crescimento.
Cada anel de crescimento é formado por duas partes relativamente bem definidas: a parte voltada para o centro da árvore é em geral de textura mais aberta e quase sempre mais clara do que a parte externa do anel. Tal ocorre porque a parte interior formou-se no início da estação de crescimento, quando este é mais rápido, e é conhecida por madeira temporã ou madeira da primavera; a parte externa é conhecida por madeira do tarde ou madeira de verão, pois forma-se na fase de declínio do crescimento que em geral corresponde ao Verão
A madeira é usualmente classificada como madeira dura ou madeira macia.
Classificação das madeiras
Madeiras duras e madeiras macias
A madeira de coníferas (por exemplo: pinho, pinus) é chamada madeira macia, e a madeira de árvores latifoleadas (por exemplo: carvalho) é chamada madeira dura. Essa classificação é muitas vezes pouco adequada, já que, algumas madeiras duras, como a balsa, são de facto muito mais moles ou macias do que a maior parte das madeiras macias e, inversamente, também algumas madeiras macias (por exemplo: