estrutura de madeira
Vias: as ruas, calçadas, ferrovias, entre outros caminhos; Limites: são os contornos perceptíveis, tais como muros, construções e a costa; Bairros: são seções relativamente grandes da cidade, distintas por alguma característica que as identifica; Pontos nodais: pontos de convergência de pessoas, tais como cruzamentos ou praças; Marcos: objetos peculiares que podem servir como ponto de referência.
2. Defina e caracterize:
3. Caracterize:
1. Pré-Urbanismo Progressista
2. Pré-Urbanismo Culturalista
3. Urbanismo Progressista
4. Urbanismo Culturalista
4. Explique a Teoria de Jane Jacobs especialmente sobre a definição de “olhos da rua” e a caracterização de diversidade das cidades.
Os olhos da rua são as pessoas que, consciente ou inconscientemente, utilizam o espaço público e/ou costumam contemplá-los de suas casas, exercendo uma vigilância natural sobre o que ali acontece. Jacobs cita como contra-exemplo alguns edifícios muito verticalizados, em que os corredores eram inacessíveis aos olhos, apesar de serem de acesso público, e por isso sofriam enormemente com a depredação e a violência.
Jacobs descreve o que ela chama de “balé das ruas”, em que vários atores, com os mais diversos propósitos, saem às ruas em horários diversificados para as mais diferentes atividades. Essas atividades interagem entre si e de alguma forma acabam complementando-se, formando uma teia de interação social e cuidados mútuos.
5. Explique o “Modo de Vida Urbano”.
6. Conceitue Paisagem, Memória, Lugar e Imagem e relacione os termos entre si explicando a importância deles para a compreensão das cidades.
1. Explique e exemplifique:
1. Patrimônio Material
2. Patrimônio Imaterial
2. Explique as “Cartas Patrimoniais”.
3. Explique o instrumento da