Estrutura de ensino no brasil e suas incubências
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira.
Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- Uniderp.
Campo Grande/MS
2011
Introdução
A estrutura do sistema de ensino federal, municipal e estadual, possui pontos em comum: as normas de procedimentos, conteúdo, método elaborados, diretrizes, idéias e projetos, mesma intenções para setor educacional.
Apesar do Brasil não ter um sistema único de ensino, as crianças são educadas até os seis anos de modo familiar.
Ao ingressar na escola, a responsabilidade de ensino passa a ser de educadores capacitados para formar os futuros cidadãos da nação brasileira. Se antes dos seis anos é dever da família educar a criança, a partir dessa idade passa a ser um direito do menor e obrigação do Estado, que tem como Estrutura os ensinos Infantil, Fundamental, Médio e Superior.
Por trás dessa estrutura, está a política que determina o desenvolvimento de ensino. O futuro do aluno vai depender de sua formação familiar e escolar, para que o Brasil alcance suas metas educacionais.
Estrutura de Ensino no Brasil e suas Incumbências
A responsabilidade pela educação no Brasil se divide entre os governos federal, estadual e municipal, e existe uma grande presença do setor privado. O governo federal se ocupa, fundamentalmente, com o ensino superior, embora exerça uma função redistribuitiva de recursos para os demais níveis; os governos estaduais se encarregam do ensino público de primeiro e segundo graus; os municípios também se encarregam do ensino de primeiro grau, e participam de maneira significativa do ensino pré-escolar; o setor privado predomina no ensino superior e tem participação significativa no segundo grau, com presença relativamente menor na educação básica de primeiro grau.
O desenvolvimento recente do sistema educacional brasileiro está inserido no processo de consolidação democrática, marcado por um novo arranjo