Estrutura de Dados
Resumo: Ponteiros é um dos pontos fortes da linguagem de programação C, ele é capaz de pegar um endereço de memória de uma variável e trabalhar em cima dela. Esta forma de manipular diretamente a memória da um grande poder a quem está utilizando desta linguagem.
Palavras-chave: Variáveis, ponteiros, endereço de memória.
1. INTRODUÇÃO
A linguagem de programação C é uma das mais populares, ela é uma linguagem em que seu código fonte é executado diretamente pelo SO(Sistema Operacional), ou seja, é uma linguagem compilada. Ela tem como padrão uma linguagem estruturada que originou várias outras linguagens.
Ponteiros é uma funcionalidade muito forte em C pois esta função à torna mais dinâmica e da mais pode a quem desenvolve com ela. E a partir de conceitos iniciar de memórias podemos entender melhor o significado e a funcionalidade dos ponteiros pois quase tudo que acontece em uma máquina (um computador) faz uso de memória RAM e é nela que são carregados os diversos aplicativos que são executados no computador.
2. CONCEITO
De acordo com O ponteiro é uma variável que contém um endereço de memória. Esse endereço é normalmente a posição de uma outra variável de memória. Se uma variável contém o endereço de uma outra, então a primeira varável é dita para apontar para a segunda.(Schildt, C completo total, 1997, p. 113).
3. DEFINIÇÃO
Ponteiro é uma variável que contém um endereço de memória que é normalmente a posição de uma outra variável, então dizendo que se a primeira variável contém o endereço de outra variável é dita que a primeira variável está apontando para segunda.
Como ponteiro aponta para um endereço memória temos a possibilidade de colocar valores neles e utilizarmos, e seus tipos de valores são pré-definidos na declaração do ponteiro, e é isso a quantidade de memória necessária para o armazenamento ao compilador.
4. APLICAÇÃO
Um ponteiro aponta para outra variável com um tipo determinado tipo (int, float, char, double, etc).