Filosofia - EnsinarCompreensao
2342 palavras
10 páginas
FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOSFACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES
UNIPAC GV
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO DAS OBRAS:
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO - EDGAR MORIN
CÁPITULO: VI. ENSINAR A COMPREENSÃO
BONITEZA DE UM SONHO: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO - MOACIR GADOTTI
CÁPITULO: 5. APRENDER COM EMOÇÃO, ENSINAR COM ALEGRIA
Governador Valadares
Outubro/2013
ANA PAULA MARTINS RODRIGUES
DANIELE ARAÚJO DA COSTA
DAYANE DIAS SOUZA
JULIA ALVES DE ALMEIDA
LORENA RAIANE ALVES PEREIRA
THAÍS LIMA DA SILVA
RANIELE SEABRA
VERÔNICA HENRIQUE DE OLIVEIRA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado no Curso de Pedagogia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares – UNIPAC GV, como requisito de aprovação da Disciplina Filosofia da Educação, em atendimento à Professora Marilene Ferreira de Oliveira.
Governador Valadares
Outubro/2013
INTRODUÇÃO
Edgar Morin, atendendo solicitação da UNESCO para “aprofundar a visão transdisciplinar da educação” sugere sete saberes necessários à educação do futuro. Cada um constitui um eixo indispensável que, junto aos demais saberes, dá a sustentabilidade para a educação futura baseada na ética, na integralidade e na qualidade.
Sobre os conflitos, “ensinar a compreensão” passa a ser “condição e garantia da solidariedade intelectual e moral” (p.93), bem como componente de sobrevivência “compreender é também aprender e reaprender incessantemente” (p.102).
A compreensão é a um só tempo meio e fim da comunicação humana. Entretanto, a educação para a compreensão está ausente do ensino. O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensão mútua. Considerando a importância da educação para a compreensão, em todos os níveis educativos e em todas as idades, o desenvolvimento da compreensão pede a reforma das mentalidades. Esta deve ser a obra para a educação do futuro.
A compreensão mútua entre os seres humanos,