Estrutura da contabilidade
A contabilidade desenvolve-se de acordo com as necessidades de informação da sociedade, desenvolviam-se novas teorias no sentido de proporcionar condições para o controle do patrimônio e tomada de decisões.
1. O objetivo da Contabilidade.
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade objeto de contabilização.
O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
2. Postulados Contábeis.
Os postulados são proposições ou observações de certa realidade não sujeita a verificação e constituem a lei maior da Contabilidade, pois definem o ambiente econômico, social e político no qual esta deve atuar o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo.
São comumente chamados de "Pilares da Contabilidade", por serem a base de toda a teoria contábil.
Estes postulados são classificados da seguinte maneira:
Postulados Normativos – Definem que a contabilidade deveria fazer ou como deveria fazer.
Postulados Descritivos – Descrevem e explicam por que e como a informação contábil deve ser apresentada aos usuários.
Postulados Ambientais – Definem o ambiente onde a contabilidade deve operar, ou seja, evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade.
Para tanto, estes Postulados subdividem-se em:
I. Postulado da Entidade: Considera que as transações da atividade econômica sejam mantidas separadas dos sócios que a compõem.
Pode ser analisado de acordo com os seguintes enfoques:
Jurídico – A contabilidade deve efetuar separadamente os registros dos sócios da empresa;
Econômico – Mostra que as entidades possuem um