Estrutura CPU trabalho
Introdução 1
Unidade CPU 2
Unidade de Controlo 3
Unidade de Execução 4
Interface 5
Organização de Memória 6
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a estrutura de CPU, e sobre as suas unidades, também vou referir o que é interface e falar sobre a organização de memórias.
Unidade CPU
A unidade central de processamento ou CPU (Central Processing Unit), também conhecido como processador, é a parte de um sistema computacional, que realiza as instruções de um programa de computador, para executar a aritmética básica, lógica, e a entrada e saída de dados. A CPU tem papel parecido ao cérebro no computador.
Unidade de Controlo
A Unidade de Controlo (UC), é responsável por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior da CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno da CPU.
A unidade de controlo executa três ações básicas intrínsecas e pré-programadas pelo próprio fabricante do processador, são elas: busca, decodificação e execução.
Dependendo do tipo de microprocessador, a unidade de controlo pode se ser fixa ou programável. A unidade fixa é aquela unidade que já vem com todo o conjunto de instrução programado em uma PLA que é construída pelo fabricante, dentro da UC.
Por exemplo: os microprocessadores 8080/8085/Z80/6800/6502 possuem unidade de controlo fixa.
Unidade de Execução
Cada instrução é executada como uma sequência de três fases:
Acesso à memória;
Decodificação;
Execução;
A instrução é inicialmente acedida na memória e transferida para o interior da CPU, mais especificamente num registador especial da unidade de controlo chamado de RI ("Registador de Instrução").
Uma vez no RI, a instrução é interpretada por um circuito descodificador. Finalmente, ela é executada. A sequência apropriada de sinais é gerada pela unidade de controlo, resultando nas transferências de dados e operações apropriadas.
Interface
É agora