ESTRUTURA BÁSICA DE UM SISTEMA ELÉTRICO
Todos nós usamos a eletricidade em nossa casa, porém a maioria não faz a miníma noção do caminho que ela percorre até você poder ligar sua TV, seu computador ou até acender a luz.
Este trabalho será baseado no esquema acima, mostrando desde sua saída da Estação de Geração, focando mais nas Hidréletricas (que são responsavéis por mais de 70% de toda eletricidade usada no Brasil), até a chegada da mesma na sua casa. Não só mostrando as etapas, mas também explicando cada uma.
______________________________________________________________
Estação de Geração:
Usina Hidréletrica.
- O que são Usinas Hidréletricas?
Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Dentre os países que usam essa forma de se obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.
- Como funcionam as Usinas Hidréletricas?
As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) usam os sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.
A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir a produtividade. De acordo com o potencial de geração de energia podemos classificar as hidrelétricas em: PCH’s, ou Pequenas Centrais Hidrelétricas, que operam em uma faixa de geração de 1 a 30 MW e com um reservatório de área inferior a 3km²; e GCH’s, ou Grandes Centrais Hidrelétricas, que operam com potências acima de 30MW.
As hidrelétricas podem receber classificações ainda, de acordo com o tipo de queda ou o tipo de reservatório, mas o