estrutura atomica
Nosso modelo atual da estrutura dos átomos tem sido aceito por aproximadamente um século, mas muita criatividade e muitos experimentos engenhosos foram necessários para desenvolve-los. O átomo é composto de um cerne pequeno e compacto chamado de núcleo, rodeado por uma nuvem dispersa de elétrons.
O núcleo é composto de dois tipos de partículas :prótons e nêutrons. Existe tanto espaço entre os elétrons e o núcleo que é impossível mostrar em escalas numa única ilustração. Fonte : http://www.infoescola.com/quimica/estruturas-atomicas/
Agora voltaremos a nossa atenção para os números de prótons, nêutrons e elétrons no átomo. A carga elétrica fornece uma importante restrição nesses números. Os prótons são carregados positivamente, os elétrons são carregados negativamente e os nêutrons são neutros. Os átomos em si também são eletricamente neutros, portanto o número de prótons e elétrons presentes deve de tal forma que suas cargas se anulem entre si. Como base no que já a prendeu em física, você deve saber que a unidade SI para carga é o coulomb(C ) .Os experimentos mostram que as cargas elétricas em um próton e em um elétron são iguais e opostas .
Cada elétron carrega uma carga -1,602x10^-19 C, enquanto cada próton carrega uma carga de +1,602x10^-19 C. Dessa forma, para um átomo permanecer neutro, s números de elétrons e prótons devem ser iguais. Uma vez que o nêutron não tem carga, o número de nêutrons presentes não está restrito por essa exigência de neutralidade elétrica. Para muitos elementos, o número de nêutrons pode variar de um átomo para outro, como veremos adiante.
Modelos Atômicos
1) Modelo atômico de Dalton
John Dalton, em 1803, tentando explicar o comportamento dos diversos gases da atmosfera e das misturas gasosas, retomou a hipótese atômica. Assim como Leucipo, Demócrito e Epicuro, Dalton acreditava que a matéria seria constituída por átomos indivisíveis e espaços vazios. Ele imaginou o átomo como uma pequena esfera,