Estrutura artigo
1.1) Cabeçalho – título e subtítulo do trabalho.
1.2) Autor (es).
1.3) Credenciais do(s) autor (es).
1.4) Local de atividade.
2) Resumo: Indica brevemente os principais assunto abordados no artigo científico, constituído de frases concisas e objetivas, deve apresentar a natureza do problema, os objetivos pretendidos, a metodologia utilizada, os resultados alcançados e as principais conclusões da pesquisa, contendo entre 100 a 250 palavras, descritas num único parágrafo, sem a enumeração de tópicos. Deve-se evitar qualquer citação bibliográfica.
3) Palavras-chave: obrigatórios, de 3 a 6. Logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto-e-vírgula e finalizado por ponto.
3) Corpo do artigo:
3.1) Introdução: apresentação do assunto, delimitação do tema, objetivo( s) , metodologia, limitações e proposição.
3.2) Texto: exposição, explicação e demonstração do material; avaliação dos resultados e comparação com obras anteriores.
3.3) Comentários e Conclusões: dedução lógica, baseada e fundamentada no texto, de forma resumida.
4) Parte referencial:
4.1) Bibliografia.
4.2) Apêndices ou anexos (quando houver necessidade).
4.3) Agradecimentos.
4.4) Data (importante para salvaguardar a responsabilidade de quem escreve um artigo científico, em face da rápida evolução a ciência e da tecnologia e demora de certas editoras na publicação de trabalhos).
Observação: A divisão do Corpo do Artigo pode sofrer alterações, de acordo com o texto, e ser subdividido em mais itens. Por exemplo:
a) Introdução.
b) Material e Método.
c) Resultados.
d) Discussão.
e) Conclusões.
Todavia, não convém que os artigos sejam muito subdivididos, para que o leitor não perca a sequência. Quando necessário, a divisão deve obedecer a uma ordem lógica, em que cada parte forme um todo e tenha um título adequado.
Construção de um artigo
A) O que se pretende discutir? Aonde se quer chegar? Formular a pergunta de partida só tem sentido se a