Thiago
A fissão nuclear consiste em separar o núcleo dos átomos. Quando isso acontece, há uma tremenda reação química, que libera grande quantidade de energia luminosa e calorífica.
[pic] • •
[pic]
Processo de fissão nuclear
A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente ohttp://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=fiss%C3%A3o+nuclear&source=images&cd=&cad=rja&docid=HtCDSyiOcjnGLM&tbnid=MITpQsn7dYtktM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fblogtiozao.wordpress.com%2F2011%2F02%2F24%2Fvamos-ver-quem-e-nerd-isso-e-fusao-ou-fissao-nuclear%2F&ei=mKefUbrTHo_o8wT2sICwBg&bvm=bv.47008514,d.dmg&psig=AFQjCNH3RirD70Kt0f_cQxjHj7EWRQbtEA&ust=1369503914874062 núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
Um parâmetro importante para analisar a estabilidade de um núcleo é a razão entre o número de prótons e o número de nêutrons. Por um lado, a falta de nêutrons pode tornar a distância entre prótons tão pequena que a repulsão se torna inevitável, resultando na fissão do núcleo. Por outro lado, como a força nuclear é de curto alcance, o excesso de nêutrons pode acarretar uma superfície de repulsão eletromagnética insustentável, que também resultaria na fissão do núcleo. Assim, um dos principais fatores para a estabilidade do núcleo é que tenhamos N = Z.
Quando o isótopo urânio-235 (235U) recebe um nêutron, ele passa para um estado excitado que corresponde ao urânio-236 (236U). Pouco tempo depois esse novo núcleo excitado se rompe em dois novos elementos. Esse rompimento, além de liberar novos nêutrons, libera uma grande quantidade de energia.
Os nêutrons provenientes do rompimento do núcleo