Estrutas
A definição da estrutura num projeto arquitetônico normalmente fica balizada pelos materiais construtivos que se tem na região onde o projeto está inserido e também pelo repertório dos profissionais atuantes.
Entretanto alguns arquitetos conseguem conciliar a disposição formal da arquitetura à sua estrutura, pensando e fazendo com que as duas sejam e pareçam uma só. É o exemplo do Arquiteto e Engenheiro Santiago Calatrava, com obras fantásticas de estruturas metálicas que se mesclam com o conceito do projeto.
O que é Estrutura?
É um conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra e sustenta paredes, telhados ou forros.
http://civils1.fe.up.pt/pub/apoio/ano1/mec1/aulas_praticas/elementos_apoio/Estruturas_Hipo_Iso_Hiper.pdf
Estruturas Hipostáticas:
As estruturas hipostáticas não são estáveis, não possuem equilibro estático tendo por isso algum movimento(grau liberdade) não restringido.
De um modo geral, estas estruturas possuem um numero de reações de apoio inferior ao numero de equações de equilíbrio estático. No entanto, é igualmente possível realizar uma estrutura hipostática com um número de reações iguais ou até superior ao número de equações de equilíbrio estático desde que essas reações estejam dispostas de forma ioneficaz.
Estruturas Isostáticas:
As estruturas isostáticas têm o número de reações estritamente necessário para impedir qualquer movimento. As reações estão eficazmente dispostas de forma a restringir os possíveis movimentos da estrutura.
Podem ser definidos dois tipos de estrutura isostáticas:
- Estruturas em que o número de reações é igual ao número de equações de equilíbrio da Estática.
- Estruturas em que o número de reações é superior ao número de equações de equilíbrio da estática tomadas isostáticas mediante a