Cancros
Cancro Mole
Período de incubação longo (21 a 30 dias)
Período de incubação curto (1 a 4 dias)
Geralmente lesão única
Geralmente lesões múltiplas
Erosão/exulceração
Ulcerações
Borda em rampa
Borda talhada a pique
Fundo limpo e liso fundo sujo, purulento e anfractuoso
Indolor
Doloroso
Base dura
Base mole
Involui espontaneamente sem deixar cicatriz não involui espontaneamente e cura com sequelas adenopatia constante, indolor, múltipla, dura e aflegmásica adenopatia em 30 a 50% dos casos, dolorosa, unilateral, supurativa, fistulizante
FONTE: Http://www.hc.ufpr.br/acad/clinica_medica/dermatologia/cancromole.htm
CANCRO MOLE
Ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitália externa mas pode comprometer também o ânus e mais raramente os lábios, a boca, língua e garganta. Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e portanto, frequentemente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar na região inguino-crural (inchação na virilha). Não é rara a associação do cancro mole e o cancro duro (sífilis primária).
CANCRO DURO
Doença infecto-contagiosa sistêmica (acomete todo o organismo), que evolui de forma crônica (lenta) e que tem períodos de acutização (manifesta-se agudamente) e períodos de latência (sem manifestações). Pode comprometer múltiplos órgãos (pele, olhos, ossos, sistema cardiovascular, sistema nervoso). De acordo com algumas características de sua evolução a sífilis divide-se em Primária, Secundária, Latente e Terciária ou Tardia. Quando transmitida da mãe para o feto é chamada de Sífilis Congênita.
O importante a ser considerado aqui é a sua lesão primária, também chamada de cancro de inoculação (cancro duro), que é a porta de entrada do agente no organismo da pessoa.
Sífilis primária ou lesão primária, também chamada de cancro de