Estroncio
Nome: Luan Freires de Sousa
Tabela Periódica dos Elementos:
Estrôncio
Informações Gerais
O estrôncio é o quarto elemento do grupo dos metais alcalinos terrosos, grupo 2 da tabela periódica. É sólido (à 298 K) e prateado. Quando entra em contato com o ar, reage formando uma película amarelada na superfície, o óxido de estrôncio (SrO).
Em 1808, Sir Humphrey Davy obteve pequenas quantidades de estrôncio metálico por aquecimento da amálgama formada pela eletrólise de uma mistura de cloreto de estrôncio (SrCl2) e óxido de mercúrio (HgO).
É considerado um metal de alta tecnologia, componente essencial na composição do vidro frontal dos tubos de imagens para TV em cores.
Nome do Elemento: Estrôncio
Símbolo Químico: Sr
Número Atômico (Z): 38
Peso Atômico: 87,62 Grupo da Tabela: 2 (IIA) Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10 4s2 4p6 5s2 Classificação: Metal Alcalino Terroso Estado Físico: Sólido (T=298K) Densidade: 2,63 (g/cm3) Ponto de Fusão (PF): 1050,0 K Ponto de Ebulição (PE): 1655,0 K
Origem do Nome
Homenagem à vila escocesa "Strontian".
Histórico 1790 – Adair Crawford identificou o mineral estroncianita.
1808 – O elemento foi isolado pela primeira vez, por Davey, por meio da eletrólise.
Disponibilidade
Os principais minerais são a celestita (sulfato de estrôncio) e a estroncianita (carbonato de estrôncio).
Produção
Pode ser obtido pela eletrólise do cloreto fundido misturado com cloreto de potássio ou pela redução do óxido com alumínio, sob vácuo, em uma temperatura tal que o estrôncio é destilado.
Aplicações
Uma das principais aplicações é na produção de vidros para cinescópios de televisores. Também usado na fabricação de ímãs de ferrita e no refino de zinco.
Sais de estrôncio são usados em artefatos pirotécnicos.
O titanato de estrôncio tem propriedades óticas