Graduando
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Curso de Química do Petróleo
ANÁLISE DE CÁTIONS
TESTES DE IDENTIFICAÇÃO
GRUPO 4
Abril – 2013
Natal – RN
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Instituto de Química
Curso de Química do Petróleo
ANÁLISE DE CÁTIONS
TESTES DE IDENTIFICAÇÃO
GRUPO 4
| Relatório apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Química Analítica Qualitativa do curso de Química do Petróleo UFRN, T06 2013.1, sob orientação do professor Francisco Claudece Pereira.
Abril – 2013 Natal – RN
OBJETIVOS
O experimento de identificação do grupo 4 de cátions tem como principal objetivo aprimorar as habilidades de observação da ocorrência de uma reação química fazendo uso de conceitos aprendidos em sala de aula, tais como solubilidade de compostos e evidências de uma reação química. Através do desenvolvimento dessas habilidades podemos identificar substâncias através de reações com os seus respectivos íons.
INTRODUÇÃO
Estrôncio
O estrôncio é um elemento químico de número atômico 38, pertencente ao grupo 2 da tabela periódica dos elementos. O estrôncio é um metal de coloração prata-amarelo, macio, alcalino-terroso. Ele possui três formas alotrópicas cristalinas e nas suas propriedades físicas e químicas, é semelhante ao cálcio e bário. Este metal reage vigorosamente com água e rapidamente mancha no ar, por isso deve ser mantido fora do contato com o ar e água. O estrôncio foi descoberto por Adair Crawford, um químico irlandês, em 1790, enquanto estudava a witherite mineral (BaCO3). Quando ele misturou witherite com ácido clorídrico ele não conseguiu os resultados que esperava. Ele assumiu que a sua amostra de witherite estava contaminado com um mineral desconhecido, um mineral que chamou strontianite (SrCO3). O estrôncio foi isolado pela primeira vez