ESTRETATEGIA
1652 palavras
7 páginas
ÍndiceIntrodução
Planeamento estratégico empresarial
Processo de planeamento estratégico das unidades de negócio
Introdução
Voltar ao topo
Planeamento estratégico é o processo que fixa as grandes orientações que permitem às empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência. É uma ferramenta de apoio à gestão com vista ao desenvolvimento futuro da empresa, especificando a forma e os timings de execução.
É a direcção central que tem a responsabilidade de definir e pôr em prática todo o processo de planeamento. Ao definir as linhas de orientação gerais relativamente à missão, política e estratégia empresariais, estabelece as bases sobre as quais cada unidade de negócios individual delineará o seu próprio plano de negócios. A autonomia das unidades de negócios depende da própria cultura organizacional: umas empresas dão liberdade a cada divisão para estabelecer as suas próprias estratégias e objectivos de vendas e lucros; outras estabelecem os objectivos mas deixam ao critério das unidades a definição da estratégia; outras ainda, definem os objectivos e envolvem-se directamente na concepção das estratégias individuais.
Em qualquer caso, o planeamento estratégico será definido a dois níveis: pela empresa mãe - planeamento estratégico empresarial - e, posteriormente, por cada unidade de negócios - planeamento estratégico das unidades de negócio (nota: as empresas com apenas uma unidade de negócio terão que integrar ambos os processos). Os processos são diferentes, como poderemos constatar em seguida.
Planeamento estratégico empresarial
Voltar ao topo
Cabe à direcção central fazer o planeamento estratégico global de toda a organização. Este processo inclui as quatro fases ilustradas na figura seguinte.
Imagem
Fase 1: Definição da missão empresarial
Todas as empresas têm uma missão, ou seja, algo que pretendem atingir ao longo da sua vida e que deve ficar clara desde o início. E deve servir como forma de