Platão
Um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundadores da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.
Suas Obras mais conhecidas:
As mais conhecidas são o mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito a importância do conhecimento filosófico e a educação como forma de superação da ignorância, é a passagem gradativa do senso comum enquanto visão do mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca para as respostas não no acaso, mas na causalidade.
O banquete, também conhecido como simpósio é um dialogo platônico, escrito por volta de 380 a.C. Constitui-se basicamente de uma série de discursos sobre a natureza e as qualidades do amor (Eros). O banquete é juntamente com o Fedro, um dos dois diálogos de Platão em que o tema principal é o amor. Destaca o aspecto deste dialogo, que é, na verdade, a resposta de Platão as acusações da Cidade contra a filosofia.
Tainan Salvati