Calor Especifico
No experimento analisamos uma situação em que materiais diferentes foram aquecidos com o objetivo de caracterizar suas propriedades térmicas e determinamos o calor específico da Glicerina.
Procedimentos
Materiais:
2 Tubos de ensaio.
Mufa
Garra
Lamparina
Água
Glicerina
Termômetro
Cronômetro
Coletamos 30g de Água e Glicerina por meio de uma balança de precisão. Aquecemos em mesma distancia com uma lamparina por dois minutos os dois tubos usando uma base com mufa e garra, marcando o aumento de temperatura das substâncias a cada 20 segundos.
Discussão e análise de dados
Água
Glicerina
Tempo(s)
Temperatura(°C)
Temperatura(°C)
0
22
24
20
30
27
40
35
38
60
43
49
80
50
51
100
58
61,5
120
62
65
Ao analisar os dados percebemos que a água ocupa menos volume no tubo de ensaio, pois é menos densa. Esperávamos que a água fosse mais facilmente aquecida por ser menos densa, porém ao analisarmos os dados da variação de temperatura vimos que a substância mais facilmente aquecida foi a Glicerina, assim percebemos que um fator como a densidade não influencia na facilidade de aquecimento da substância.
Conclusões
Ao termos nossa hipótese refutada em relação à facilidade do aquecimento ser maior de acordo a densidade da substância por meios da análise dos dados, percebemos que essa variação se da em função de uma propriedade especifica de cada substância e não por sua densidade pois, A glicerina foi mais facilmente aquecida mesmo sendo mais densa, enquanto a Água teve uma variação menor.