Estresse Ocupacional
CURSO TECNOLÓGICO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Discente:____________________________________________________ Data: 24/04/2015
FEMANDES, S. R. P. Transformações no mundo no trabalho e a saúde psíquica: ótica do estresse ocupacional. Organizações & Sociedade, v. 6, n. 16, p. 67-75, 1999.
O artigo aborda a temática da inclusão de meios tecnológicos na vida do ser humano, especialmente no âmbito trabalhista. Mudanças no hábito do trabalho geralmente decorrem da substituição do trabalho tradicional pela automação de atividades e robotização das mesmas. Estas mudanças na sociedade industrial provocam uma grande repercussão nas oportunidades de emprego e no contexto social, isto explica a situação atual da dificuldade em conseguir emprego por parte da sociedade.
A abordagem do artigo traz o panorama da automação do setor trabalhista e as possíveis causas do estresse ocupacional, como por exemplo as constantes especializações devido ao processo de qualificação e requalificação para atender as novas demandas de mercado; as rotinas trabalhistas que se resumem a alimentar e manter sistemas de software que atualmente possuem atividades que antes eram humanas; o impacto da informática nos processos de trabalho e as implicações das novas tecnologias, bem como na resistência por parte de funcionários em se adaptar aos novos sistemas e por fim, a tecnologia avançando cada vez mais com trabalhadores terceirizados pelas empresas além do avanço no número de desempregados.
A autora utilizou como embasamento textos de autores renomados nas áreas de informática, saúde mental, psicologia, economia e sociologia para retratar e aprofundar sobre o contexto atual no setor trabalhista. Vale ressaltar que as transformações no hábito do trabalho decorrem da substituição do trabalho tradicional pela automação e robotização de máquinas, menosprezando assim a atuação da mão-de-obra que vê-se obrigada a aperfeiçoar-se sempre mais e mais.
Seguindo os