Estresse no ambiente de trabalho
Podemos notar que as empresas vêm sempre buscando aperfeiçoar sua produtividade, esquecendo muitas vezes de olhar pra seus colaboradores que vem adoecendo com estresses do dia a dia devido a muita cobrança. Seus colaboradores devem ser motivados dia a dia para que eles se desenvolvam junto com a empresa.
Estresse é palavra que ouvimos muito hoje em dia
“Hans Selve usou esse termo para definir com conjunto de reações que o organismo sofre através de esforço de adaptação“ isso quer dizer que geralmente o estresse ocorre quando algo que exige mais que suas próprias habilidades ou recursos que põe em perigo sua sobrevivência ou bem-estar. Os estímulos para o estresse podem ser físicos ou emocionais cada pessoa se comporta de uma forma, por exemplo, o que te relaxa pode me estressar o estresse varia de pessoa pra pessoa. Pode mos notar que tem pessoa que consegue reagir em condições estressantes, pois são mais experiência, motivações, personalidade forte, já outras não conseguem reagir a condições estressantes ficam abatidas.
Citaremos dois tipos de estresse que são diretamente ligados aos estímulos: Se os estímulos são breves e controláveis as pessoas se adaptam se desenvolvem sentem prazer esse se chama de estresse positivo. Já os estímulos que são prolongados e intensos podem gerar desconforto, estresse ou seja negativo que é o mais conhecido pelas pessoas. Portanto o estresse faz parte do nosso cotidiano segundo estudiosos “A vida sem estresse seria chata, monótona e sem graça, não haveria desenvolvimento pessoal ou cientifico”.
Os principais fatores organizacionais são de trabalho, mudanças organizacionais, normas institucionais, clima organizacional, burocracia, comunicação, autonomia, recompensas, reconhecimento, segurança, sobrecarga de trabalho, processos, relacionamentos interpessoais, ciclo de vida da empresa, controle, responsabilidades, pressão, prazos, possibilidade de progresso, suporte organizacional, tipo de