Estress em centro cirurgico
Etresse em Centro Cirúrgico
Introdução
O estresse vem sendo discutido como causador de doenças, sendo considerado um dos principais problemas do mundo moderno. Pode ser definido como desgaste geral do organismo, causado pelas alterações psicofisiologicas que ocorrem quando o inidividuo é forçado a enfrentar situações distintas, interferindo na qualidade de vida.
objetivo
Avaliar o estresse na equipe de enfermagem atuante em centro cirurgico
Metodo
Trata-se de estudo descritivo com abordagens quantitava realizada com 17 profissionais de enfermagem em um hospital particular de São Luiz – MA em 2008. Para coleta de dados utilizou-se um questionario com questões abertas e fechadas e Ficha Inventário e Sintomas de Stresse para Adultos, padronizados e validados.
Resultados
Os prissionais de enfermagem tinham idade entre 20 e 30 anos e trabalhavam a mais de 6 anos em centro cirurgico. Observou-se que 94% sendo que 69% destes apresentavam-se na fase de resistencia. Os fatores estressantes mais referidos foram o atraso dos profissionais (94%) remuneração inadequada (59%).
conceito
Os primeiros estudos sobre o estresse no centro cirurgico foram realizados em 1936 pelo pesquisador Canadense Hans Selye, endocrinologista, que denominou o estresse como um conjunto de reações que um organismo desenvolve a ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação.
conceito
Pode ser definido tambem como um desgaste geral do organismo causado pelas alteraçoes psicofisiologicas que ocorrem quando o individuo é forçado a enfrentar situações que o irritem, excitem, amedrontem, ou mesmo que o façam inntensamente feliz, interferindo assim, na sua qualidade de vida.
Manisfestações
O estresse, quando presente no individuo pode desencadear uma serie de doenças. Se nada e feito para aliviar a tensão a pessoa cada vez mais se sentira exaurida, sem energia e depressiva. Ao se tratar de estresse, não se pode deixar