Estratégia de marketing bohemia
1 – Introdução
A cerveja BOHEMIA é uma marca forte e sedimentada do grupo Ambev no mercado. A BOHEMIA foi a primeira cerveja a ser fabricada no Brasil. Sempre produzida em quantidades limitadas na fábrica de Petrópolis (RJ), com água pura e cristalina da montanha, mantém há 147 anos sua fórmula original de fabricação.
Por ser uma cerveja desde 1853, seu marketing é voltado para o fator "tradição". A marca valoriza sua composição e trata como um "ritual" o processo que vai desde a sua fabricação até sua degustação.
O paladar é apurado e aprovado pelos mestres cervejeiros mais qualificados. A manutenção da qualidade é a maior preocupação e prioridade da empresa, muito mais do que propaganda. Suas investidas em anúncios são sempre relacionados aos terias acima citados, tradição e ritual do mestre cervejeiro.
Como não investi tão pesado, em mídia, como as concorrentes, acaba perdendo seu espaço no mercado. Seu preço de mercado é acima do preço da grande maioria, porém tem seu público fiel.
A BOHEMIA não tem outro ramo de segmento, trabalha apenas como cervejaria.
Atualmente, são muitas as empresas que disputam o segmento de cerveja, por isso há uma necessidade de se criar um diferencial à mais junto a marca.
Dessa necessidade criou-se o " Chopp Light BOHEMIA". Além de lançar a BOHEMIA em um novo ramo de concorrência (o Chopp), o diferencial se dá na versão "LIGHT" inexistente, até então, por nenhuma das concorrentes.
2 – Análise Ambiental
O enfraquecimento do produto, atualmente, se dá pela fraqueza no microambiente da empresa. Este na verdade, são forças próximas à empresa que afeta a capacidade de servir seus clientes. O fato de haver desinteresse entre os clientes pela compra da cerveja é a falta de comunicação e sua má distribuição.
Esta tarefa caberá à administração do Marketing atrair novamente os antigos e novos clientes, havendo uma interação entre eles, com intuito de oferecer satisfação e