Estratificação social
A ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
APRESENTAÇÃO:
A estratificação social é uma das principais causas da desigualdade social no mundo. Pensamos em estratificação em termos de riqueza e propriedade, mas ela também pode ocorrer com base noutros atributos como o gênero, a idade, a filiação religiosa ou a patente militar.
OBJETIVO:
Apresentar de maneira clara e abrangente os principais tópicos entre a desigualdade social, o conceito de estratificação social e os pensamentos de estratificação em Karl Marx, Max Weber passando além de estamento e as castas sociais.
DESENVOLVIMENTO E RECURSOS:
A apresentação será feita por meio do data show em Power point, dividida em tópicos onde cada integrante do grupo apresentará os conceitos definidos .
PRINCIPAIS TÓPICOS:
- A desigualdade social
- O conceito de estratificação social
- A estratificação social em Karl Marx
-A estratificação social em Max Weber
- Os estamentos -As castas sociais
Conforme Marx estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc.
A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades.
Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:
- Oportunidade de trabalho
- Cultura / lazer
- Acesso aos meios de informação
- Acesso à educação
- Gênero (homem/mulher)
- Raça
- Religião
- Economia (rico/pobre)
A estratificação social esteve presente em todas as épocas: desde os primeiros grupos de indivíduos (homens das cavernas) até nossos tempos. Ela apenas mudou de forma, de intensidade, de causas. A Revolução Industrial e a transformação dos sistemas econômicos contribuíram para que as questões sobre a desigualdade social fossem melhor visualizadas, discutidas e percebidas, principalmente depois do advento do capitalismo,