Estratificação social
O Objetivo deste trabalho é comentar a partir da análise de sites e livros as desigualdades e da mobilidade relacionadas à estrutura de classes sociais dentro das organizações, pois dos tempos mais antigos até os atuais a desigualdade social quanto á mobilidade existem e sempre existiram devido à cultura das grandes sociedades. Portanto, podemos perceber a desigualdades das pessoas nas organizações a partir das divisões de trabalho ou, da estrutura de classes da sociedade. As desigualdades podem ser observadas a partir da distância que separa diferentes grupos de classe em termos das condições de vida disponíveis, quanto maior for esta distância maior será a desigualdade.
Estratificação Social
A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes. São três os principais tipos de estratificação social:
• Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;
• Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder);
• Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de advogado do que a profissão de pedreiro.
A estratificação social é a separação da sociedade em grupos de indivíduos que apresentam características parecidas, como por exemplo: negros, brancos, católicos, protestantes, homem, mulher, pobres, ricos, etc. A estratificação é fruto das desigualdades sociais, ou seja, existe estratificação porque existem desigualdades. Podemos perceber a desigualdade em diversas áreas:
• Oportunidade de trabalho
•