Estrategias Promocionais
Desenvolvemos quatro ações estratégicas empresariais, com o objetivo de atrair cada vez mais clientes e aumentar a quantidade de vendas. Para cada estratégia, apresentamos pontos fortes e fracos, bem como ameaças e oportunidades.
9.1 Ações Estratégicas de Promoção e Eventos
Uma forma de atrair o nosso público alvo se dá através da promoção periódica de aniversariantes do mês, datas importantes da década de 1980. Enquanto um restaurante de comidas típicas do Brasil, pretendemos realizar festivais culinários relacionados às estações do ano e às datas comemorativas originais do país, como o carnaval, o São João, o Dia da Independência, dentre outras.
Atrair gourmets, especialistas na arte de comer e beber, para degustar alimentos e bebidas de alto nível é sempre motivo de atração de clientela selecionada, formadora de opinião, e de notícias jornalísticas, sendo uma de nossas estratégias para atingir o público alvo desejado. As apresentações artístico-culturais, como música ao vivo e eventos de dança, também estarão sempre relacionadas com a cultura dos anos 80, reforçando assim a missão do estabelecimento.
• Pontos Fortes: Diversificação dos produtos e serviços e maior movimentação de caixa, trazendo maiores receitas financeiras; • Pontos Fracos: Aumento do gasto com publicidade e propaganda; cobrança de taxas especiais por parte do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – Ecad, que trata dos Direitos Autorais relativos à música; cobrança por parte da Ordem dos Músicos de contratos padronizados; exigência de alvará por parte da prefeitura e, se houver cobrança de ingresso, exigirá o Imposto Sobre Serviços – ISS; enfim, toda uma burocracia que, em vez de promover os músicos, acabam com a maior parte de seus empregos.
• Oportunidades: Maior atração de clientes, críticos da culinária, jornalistas e formação de parcerias com patrocinadores.
• Ameaças: Sazonalidade em queda e não aceitação por parte do público