estrategia porter
INTRODUÇÃO
Este trabalho sobre estratégia surge no âmbito da unidade curricular de Projeto em Finanças Empresariais, do 6º semestre da licenciatura em Finanças Empresariais.
O objectivo deste trabalho de grupo, foi estudar dois artigos relacionados com estratégia, um deles de Kenneth R. Andrews e o outro de Michael E. Porter.
Este trabalho tem como fundamento o reconhecimento do conceito de estratégia a fim de o grupo de trabalho adquirir noções sobre a temática para a realização do projeto.
Será apresentada uma abordagem a cada um dos artigos e uma comparação aos conceitos dos dois autores.
KENNETH R. ANDREWS
Para Andrews a estratégia consiste num modelo de decisões que determinam objetivos e metas a atingir. Uma estratégia só poderá ser boa quando esta consegue ser boa durante um longo período de tempo e que consegue influenciar a empresa de diversas formas. Isto é, uma estratégia deve sr levada a cabo a pensar no futuro. Di que se deverá programar as decisões com base na descrição detalhadas dos objetivos concretos que se pretende alcançar.
Diz também, que a estratégia de uma empresa deverá adaptar-se ao longo do tempo, com o contexto em que se insere, isto é a nível de linhas de produtos, processos de fabricação, os procedimentos de comercialização, no entanto existem aspectos que a empresa deverá conservar, como a qualidade e a manutenção das boas práticas para com os clientes e colaboradores.
O principal objetivo passa por identificar as metas para a partir daí desenhar os passos para a sua concretização. Este passo é importante para que seja possível identificar as vantagens competitivas. A coerência e a consistência interna de uma empresa é que forma a sua identidade e a sua capacidade de colocar em ação os seus pontos fortes.
Em geral, para uma empresa a sua estratégia incidir-se-á pela linha de produtos e serviços que oferece ou tenciona oferecer, os mercados e os seus segmentos e os canais através dos quais chegará