ESTRATEGIA DE LOGISTICA
ESTRATÉGICA DE LOGÍSTICA: Relação entre custo e serviço ao cliente
CUSTO LOGISTICO
Custos logísticos são custos relacionados com a logística de uma empresa entre eles podemos destacar os custos de armazenagem, custos de existência (estoque), custo de ruptura de estoque, custos de processamento de encomendas e custos de transporte. Os custos logísticos são, geralmente, os segundos mais importantes, só ultrapassados pelos custos da própria mercadoria. Por isso, saber gerir esses custos pode ser crucial para a sobrevivência da empresa. A gestão destes custos é feita através do planejamento de custo ou do pré-cálculo de custo pois estes permitem determinar os padrões de custo de produção ou produto/mercadoria.
SERVIÇO AO CLIENTE
Sabemos da grande concorrência hoje no meio logístico, e o grande diferencial competitivo é apresentar aos clientes meios estáveis a fim de fideliza-los com a excelência de nossos serviços prestados. A estratégia de serviços é uma visão daquilo que a organização quer ser aos olhos dos clientes. Uma estratégia de serviços competitiva deve incluir: uma promessa da empresa em benefício do cliente; a criação de um grande diferencial; a geração de valor para o cliente; e a geração de valor para os empregados.
Abaixo alguns tópicos que são essenciais para desenvolver o trabalho com os clientes visando custo baixo:
O cliente é um sócio da produção. Por tanto, é fundamental conhecê-lo. Para isso, é preciso saber ouvir e entender suas necessidades.
Quanto maior for o número de pessoas diretamente envolvidas com o cliente, tanto menor será a probabilidade de ele ficar satisfeito.
É importantíssimo desenvolver sistemas operacionais para apoiar a entrega de serviços e produtos. Nunca se deve prometer o que não for possível de entregar, para que sempre se entregue o prometido.
A meta de prestação de serviços é a exclusividade. O cliente aprecia ser