estrategia competitiva
Atualmente há uma tendência internacional que coloca o Brasil em posição privilegiada devido exatamente ao fortalecimento de sua imagem. "O Brasil está na moda" é uma frase que circula em congressos, assembléias e vários outros encontros de cunho internacional, além das maiores revistas de moda e fofoca do planeta.
Um dos pontos mais interessantes em relação à imagem de Brasil, passada pelas Havaianas, é que ela corrobora os discursos políticos de um país confiável e culturalmente diverso. É possível se fazer essa análise pela comparação entre as diretrizes governamentais de marketing estatal e as idéias e imagens disseminadas nos comerciais das Havaianas. Em última instância, o que as Havaianas fazem é a promoção do Estado brasileiro como força política e econômica, além de cultural, fator que gera para a empresa, não somente benefícios econômicos, mas lhe garante a simpatia e empatia que o Brasil, e o povo brasileiro – alegre, criativo e espontâneo – costumam despertar mundo a fora.
A estratégia utilizada pelas havaianas não são exclusivas da marca, ao contrário, analisando a lista de empresas que mais se internacionalizaram e exportaram nos últimos anos, é possível perceber que grande parte delas utiliza a imagem brasileira pra se promover.
O que nos leva a crer que não é mais possível distinguir estado e iniciativa privada em duas esferas antagônicas, ao contrário, elas tendem a trabalhar juntas para melhorar o cenário das exportações nacionais e da credibilidade comercial do Brasil. Internacionalmente é perceptível a influência que as empresas passaram a ter nas agendas