Estrat Gias Competitivas Gen Ricas
Em 1980, Michael Porter lançou o livro "Competitive Strategy" (Estratégia Competitiva). Porter descreveu a estratégia competitiva como ações ofensivas e defensivas de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, ações que são uma resposta às cinco forças competitivas que o autor indicou como determinantes da natureza e grau de competição que cerca uma empresa.
Porter identificou três estratégias genéricas que podem ser usadas separadamente ou em conjunto para criar uma posição sustentável a longo prazo.
A primeira é a Estratégia Competitiva de Custo, na qual a empresa se esforça para conseguir menores custos de produção e de distribuição, de modo que possa oferecer preços mais baixos que os da concorrência e com isso possa obter uma grande participação de mercado.
Um exemplo dessa estratégia é o da Empresa Bic, que vende uma linha limitada de canetas padrão de baixo preço para virtualmente todos os principais mercados (varejo, comercial, promoção e brindes) através de praticamente todos os canais disponíveis. Como em qualquer posicionamento baseado na variedade, servindo a um amplo grupo de consumidores, a Bic enfatiza uma necessidade comum
(preço baixo para uma caneta satisfatória) e utiliza abordagens de marketing de amplo alcance (uma grande equipe de vendas e altos investimentos em propaganda na televisão).
A segunda estratégia genérica segundo Porter é a Estratégia de Diferenciação, que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Quando utiliza o termo indústria, refere-se ao conjunto de empresas de determinado setor da economia.
Os métodos para obter a diferenciação são vários, sendo alguns deles: projeto ou imagem da marca, tecnologia, peculiaridades, serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.
Como exemplo de empresa que trabalha com a diferenciação, temos a Empresa Gilette. Atuando no ramo de