estou me formando
A saúde coletiva oferece várias oportunidades de trabalho para os profissionais de saúde. Durante a graduação das profissões da saúde, os estudantes em geral tem contato com alguns aspectos dos campos clássicos da Saúde Coletiva, que são as políticas e o planejamento em saúde, a epidemiologia e as ciências sociais e humanas aplicadas à saúde. Essa amostra entretanto não oferece uma visão suficiente sobre as oportunidades que o sistema de saúde oferece para a atuação na àrea da saúde coletiva.
A saúde coletiva é ao mesmo tempo núcleo de saberes e de práticas sociais que tem por objetivo o conjunto das necessidades sociais de saúde e dá suporte às práticas de distintas categorias e atores sociais face às questões de saúde/doença e da organização da assistência. Desse modo tudo quen diz respeito à saúde do público diz respeito à saúde coletiva.
O meio ambiente, o saneamento; as condições de trabalho; as condições de produção e comercialização dos alimentos; o impacto das diferentes maneiras de viver sobre a saúde das pessoas e das populações; a promoção da saúde; a prevenção das doenças; as maneiras como se organizam os sistema, os serviços e o cuidado à saúde das pessoas; o controle sobre a produção e a prescrição de medicamentos; o estudo e o controle sobre o comportamento das doenças na população; a educação e a informação em saúde; os modos de governar e planejar a saúde, envolvendo a participação de diferentes atores sociais; a saúde como direito do cidadão; a saúde como direito do consumidor; as maneiras como os distintos segmentos sociais compreendem a saúde, a doença e a morte e como se organizam para interferir sobre elas – nas cidades e nas regiões rurais – são exemplos de temas relacionados às necessidades sociais de saúde.
RECONHECENDO E DESDOBRANDO AS ÁREAS “CLÁSSICAS” DA